domingo, 31 de julho de 2011

Hipoglicemia- Quando a Glicose abaixa demais no Sangue

HIPOGLICEMIA
(Glicose baixa no Nível sanguineo)

                                               Hemáceas - Celulas vermelhas do Sangue

por Maristela Porto

Existem várias situações que podem causar a hipoglicemia. A idade e o momento em que aparece, são fatores importantes.
As causas da hipoglicemia de jejum podem ser por uso de medicamentos como insulina e anti-diabéticos, uso de álcool, tumores produtores de insulina, síndrome genética, insuficiência hepática ou renal, deficiência de hormônios contra-reguladores (GH, adrenalina, glucagon e cortisol), anorexia nervosa e doenças de armazenamento de glicogênio.

                      Tristeza
Quando ocorrem as hipoglicemias pós-prandiais (que aparecem depois das refeições) ocorre a hipoglicemia reativa e aquelas que aparecem após a pessoa ter sido submetida a uma cirurgia de estômago.
Nos diabéticos também ocorre a hipoglicemia mesmo em pacientes bem controlados. 
Neste caso, a hipoglicemia é causada pelos medicamentos utilizados para abaixar a glicose, como por exemplo, as insulinas ou comprimidos que estimulam a secreção de insulina pelo pâncreas.
A hipoglicemia reativa é um tipo de hipoglicemia que ocorre geralmente após a refeição, desencadeada pela rápida absorção dos carboidratos levando o organismo a produzir uma quantidade de insulina maior que o necessário.

                        Hemáceas percorrendo um vaso sanguineo

Por isso, ocorre uma redução da glicemia com aparecimento dos sintomas aproximadamente uma hora e meia a 3 horas após a refeição.
Pode estar relacionada a situações de esvaziamento rápido do estômago como ocorre em pacientes submetidos à cirurgia gástrica e a quadros de ansiedade e estresse.

SITUAÇÕES DE ESTRESSE


                                        GATINHO DE CASTIGO

                                                    ESTRESSE MÁXIMO
                                                   
                IMAGENS LINDAS DE RELAX E BOM HUMOR